Sobre nós

Home  >>  Sobre nós

Pesca e Liberta!

A pesca é uma das artes ancestrais de sobrevivência do homem e a sua evolução acompanhou a história deste. Em pleno séc. XXI, podemos dizer que a pesca desportiva ocupa um lugar destacado nas atividades de lazer ao ar livre. Muitos de nós, que praticamos a pesca desportiva, sentimos um enorme prazer e necessidade de estar na berma da água, observar os peixes, procurar a melhor forma de os pescar, ambicionar aquele recorde, aquela espécie ou simplesmente usufruir um bom momento de pesca com a família e amigos.

Podemos dizer que nos tempos que correm, a pesca já não é vista como uma atividade de sobrevivência mas de disfrute da natureza. Nesse sentido, muitos pescadores, a nível internacional e alguns a nível nacional, têm vindo a lutar para que se liberte o peixe (em devidas condições) depois de o pescar e fotografar, ou filmar. Podemos garantir que libertar um peixe é também em si um momento mágico e de futuro.

É do conhecimento de todos que, com os media e mais concretamente com a internet, o conhecimento não tem barreiras e podemos dizer que hoje um pescador desportivo facilmente evolui para patamares que os seus antepassados demorariam uma vida a aprender. As marcas de material de pesca desportiva e o avanço da tecnologia acabaram por inventar materiais mais resistentes, menos falíveis e cada vez mais enganadores de peixe. Face a tudo isto, bem como o crescimento a nível nacional de pescadores desportivos, podemos dizer que os peixes têm que se “pôr a pau” e que estão “em maus lençóis”!!!

É comum ouvir os pescadores queixarem-se da falta de peixe e isso não é mentira, pois falamos cada vez mais de grandes atentados semanais de predadores de peixes, dizimando espécies, levando tudo o que é peixe, desrespeitando o peixe, medidas, colocando redes, poluindo as margens, etc. O maior predador é sem dúvida o HOMEM! E o homem é o único animal com capacidade de raciocinar e nesse sentido acreditamos que temos que raciocinar e pensar um pouco! Será que é melhor o peixe na mesa ou na cana? Eu prefiro sem dúvida o prazer de pescar um peixe, fotografar (para guardar melhor na memória) e devolver o peixe ao seu habitat. Acreditamos que todos podemos fazer o mesmo para aumentar o número de capturas e o seu tamanho.

O Pesca e Liberta é um conjunto de pessoas que pratica o Catch and Release, algo que não é novo, mas ao contrário de outros países como Estados Unidos, Inglaterra, França, Alemanha, Itália, países do norte e a nossa vizinha Espanha que já levam quase mais de meio século de capturas e soltas, aqui em Portugal ainda é relativamente recente.
Não é preciso muito para encontrar as diferenças. Basta pesquisar no youtube alguns vídeos nesses países e podemos ver os resultados do sucesso do Pesca e Liberta… e não é zoom, é mesmo a qualidade de capturas nessas águas interiores.

Não somos uma seita… não queremos fazer disto uma religião mas adoramos partilhar, pescar e devolver! Porque quem devolve irá ter mais e melhor capturas no futuro, convidamos-te a libertar o peixe e partilhar esse gosto com os teus próximos!

Temos que ser pescadores desportivos por inteiro e estar atentos a grandes atentados como redes de pesca, descargas ilegais, não respeito por medidas, defeso, etc. E alertar as autoridades competentes: SEPNA

Vemo-nos por aí em algum pesqueiro! PESCA E LIBERTA!