[Aprovado] Convívio Azibo - 7 e 8 de Outubro 2015

Paulo Pinto
Norbass
Registado: 02/jul/2015, 17:29

Re: Convívio Azibo

Mensagempor Paulo Pinto » 21/out/2015, 16:22

Flavio Escreveu:
Flavio Escreveu:
Paulo Pinto Escreveu:Tanto trabalho pra nada...
http://www.cm-macedodecavaleiros.pt/upl ... 875847.pdf

Leiam o tutorial do norbass. Mt bem referia.me a isso

A concessao agora passou para o clube de cacadores e pescadores do Lombo. Temos k tirar as licencas. Ate 2021 é deles.

Não estas a fazer confusão com a Concessão de pesca desportiva do Rio Azibo (sul)
e também existe outra Concessão de Pesca Desportiva do Rio Azibo (norte)

Pesca sem morte!

Paulo Pinto
Norbass

Mensagempor Paulo Pinto » 21/out/2015, 23:11

Não é muito grande mas é bonito, este é o lote que mais sai no Azibo.

557617_425392424174966_61804416_n.jpg
557617_425392424174966_61804416_n.jpg (67.73 KiB) Visto 9887 vezes
Pesca sem morte!

Flavio
Pescador
Registado: 14/out/2015, 19:42

Mensagempor Flavio » 21/out/2015, 23:27

Bom peixe. Ja faz uns arranques bem tensos.

Paulo Pinto
Norbass

Mensagempor Paulo Pinto » 21/out/2015, 23:27

Vou partilhar convosco um artigo que eu escrevi para a revista Mundo da Pesca sobre o Azibo.

Albufeira do Azibo

Pescar Lúcios no paraíso protegido
Albufeira do Azibo situada no Nordeste Transmontano, faz a transição da Terra Fria planáltica para a Terra Quente do Tua e Douro Superior, numa zona dominada por verões intensos e secos que favorece a formação de um microclima que cedo atraiu a introdução de várias espécies exóticas. É atualmente um paraíso protegido, tem como objetivos a conservação da natureza e a valorização do seu património natural. Quem acaba por beneficiar desta proteção são as várias espécies piscícolas que nelas habitam. Assim podemos dizer que o lúcio no Azibo é uma espécie protegida, ainda bem que assim é, porque este magnífico peixe tem um grande valor desportivo quando pescado com amostras artificiais.

Como chegar
È muito fácil chegar ao Azibo, fica entre Macedo de Cavaleiros e Bragança, sendo a IP4 transformada na nova A4 o meio mais indicado para o fazer, mas atenção que estas obras obriga a uma condução mais cuidada e também a desvios. A saída para a barragem é logo a seguir a um desvio que obriga a passar na aldeia de Podence a terra dos famosos Caretos.

Onde ficar e o que comer
O turismo rural será sempre uma boa escolha, existem duas que recomendo, mesmo junto a barragem a Quinta do Azibo e a Quinta da Moagem, outra opção são os vários hotéis e residências em Macedo de Cavaleiros, Mirandela ou em Bragança.
A gastronomia no Nordeste Transmontano é muito rica e variada, eu recomendo a posta a Mirandesa, em quase todos os restaurantes podemos encontrar este prato na ementa, mas não posso de deixar de mencionar o Abel em Gimonde uma aldeia perto de Bragança merece ser visitado.

A pesca
A população de lúcios é considerável e estável, mas já lá vão os tempos de capturas de bom porte, no entanto podemos fazer grandes jornadas de pesca ao lúcio com peixes entre os dois quilos e cinco quilos. São bastantes desconfiados devido a uma intensa pressão de pesca que vem sendo efetuada de forma crescente nos últimos anos.

O Azibo é a barragem ideal para:
• Ser vadeada, mas todo o cuidado é pouco existe zonas com grandes spots que tem muito lodo;
• Ser pescada de pato, pontoon ou caiaque, pode-mos explorar zonas com menos pressão de pesca (é proibido todo o tipo de motores nesta massa de água).

Material a utilizar
A evolução na pesca é tão importante como necessária, para pescar lúcios não foge a regra. Recomendo a utilização de dois conjuntos de canas podem ser de Casting ou Spinning ao gosto de cada um, o comprimento pode variar entre os 6´6” e os 7´2” pés, as ações é que devem ser diferentes uma” medium heavy” a outra com ação “heavy” para amostras mais pesadas, assim podemos melhor a performance na hora de trabalhar as nossas amostras, para mim as mais produtivas são os jerkbaits, spinnerbaits, pikies (Storm) e todo o tipo de amostras de superfície (passeantes, hélices e buzzer).
Nos fios tanto os monofilamentos como os multifilamentos são válidos, prefiro um bom mono 0.35 mm. Não esquecer o terminal de aço, estou a utilizar um terminal caseiro feito com fluorcarbono 0.60 mm da Tubertini. Aqui está o reflexo da tal evolução” fazer apresentações mais discretas e ter canas para fazer trabalhar as amostras com melhores animações”.
As melhores épocas são o Outono e a primeira metade do inverno, a maioria das jornadas de pesca são feitas em dias com muito frio por isso devemos estar preparados com vestuário adequado.

Paulo Pinto
Pesca sem morte!

Jose Bruno Neves
Norbass
Registado: 18/jun/2015, 21:12

Mensagempor Jose Bruno Neves » 21/out/2015, 23:35

Muito bom texto Paulo! Para quem não sabe o Paulo é um exímio pescador, com vastos anos de experiência e resultados a comprovar!

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Jose Bruno Neves
Norbass

Mensagempor Jose Bruno Neves » 21/out/2015, 23:35

O convívio será dia 7 de Novembro! Quem puder ir que coloque aqui o nome! Podemos ir sexta e voltar domingo quem quiser! (Eu e o Leitão vamos fazer isso)

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Flavio
Pescador
Registado: 14/out/2015, 19:42

Mensagempor Flavio » 21/out/2015, 23:39

Bem, tenho vontade e cda vez mais vontade de experimentar. Como e malta, o norbass incentiva.nos a la ir, ja percebemos k ele sabe, e conhce. Vamos aos pikes?

Jose Bruno Neves
Norbass

Mensagempor Jose Bruno Neves » 22/out/2015, 15:45

Sábado dia 07/11 encontramo-nos na praia fluvial do Azibo (a velha) por volta das 8 da manhã!

Levem agasalhos que faz frio lá (esperamos que sim).

Quem puder e quiser leve pato/kayak/catamaran.

Digam-me quem precisa de estadia e comecem a organizar carros.

Tiago Lemos
Administrador
Registado: 10/jun/2015, 21:15
Contacto:

Mensagempor Tiago Lemos » 22/out/2015, 20:45

Em principio conta comigo :D
Se gostam subscrevam ;)

Paulo Pinto
Norbass

Mensagempor Paulo Pinto » 22/out/2015, 21:44

Aqui está um mapa da Barragem com as zonas de proteção.

O ponto de encontro será como propôs o Zé Neves na Praia da Fraga da Pegada

Faço um apelo ao pessoal para aparecer vai valer a pena, se não der peixe dá merenda...

IMGP0701.jpg
IMGP0701.jpg (131.86 KiB) Visto 9860 vezes
Última edição por Paulo Pinto em 22/out/2015, 22:24, editado 1 vez no total.
Pesca sem morte!

Voltar para “Sugestões”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante